Minicursos
1) “Ensinar a estudar ensinando a ler: possibilidades de trabalho com roteiros de leitura”
Ministrantes: Cristiane Simetz Rodrigues (UFSC), Helena Cristina Weirich (UFSC), Meirielle Tainara de Souza (UFSC) e Ana Cláudia de Souza (UFSC)
2) “Conhecimentos teóricos para diagnóstico da aprendizagem do sistema alfabético”
Ministrante: Otília Lizete de Oiveira Martins Heinig (Furb)
3) “Brincar com a palavra: contar e encantar pela descoberta das palavras nas histórias infantis de textos literários e de histórias em quadrinhos”
Ministrante: Cláudia Belmonte Rahal (IPA- Colégio Monteiro Lobato)
4) “Leitura e compreensão: onde está o sentido, afinal?”
Ministrantes: Cyntia Bailer (UFSC) e Leonilda Procailo (Unicentro e UFSC)
5) “Literacia (letramento) no seu contexto histórico e social”
Ministrante: José Morais, da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica)
6) “Leitura e Consciência Textual: atividades para o desenvolvimento da compreensão leitora nos anos iniciais”
Ministrantes: Gabriela Fontana Abs da Cruz (IFRS/PUCRS), Thaís Vargas dos Santos (PUCRS) , Vera Wannmacher Pereira (PUCRS) e Leandro Lemes do Prado (PUCRS)
7) “Conceitos estruturais básicos da língua para os anos iniciais”
Ministrantes: Jonas Rodrigues Saraiva (PUCRS), Tamiris Machado (PUCRS) e Caroline Borges (PUCRS)
8) “Aprendizado inicial da leitura e da escrita, monitoramento e intervenção numa perspectiva dinamicista de desenvolvimento”
Ministrante: Ronei Guaresi (Uesb)
9) “Atividades de leitura com o livro infantil ilustrado”
Ministrante: Elenice Maria Larroza Andersen (UFSC)
10) “Alfabetização e leitura: as contribuições do método fônico para a alfabetização das crianças”
Ministrantes: Fernanda Paim (Unesc) e Angela Cristina Di Palma Back (Unesc)
Acesse as ementas dos minicursos clicando no link abaixo: