Minicursos

1)      “Ensinar a estudar ensinando a ler: possibilidades de trabalho com roteiros de leitura”
Ministrantes: Cristiane Simetz Rodrigues (UFSC), Helena Cristina Weirich (UFSC), Meirielle Tainara de Souza (UFSC) e Ana Cláudia de Souza (UFSC)

2)      “Conhecimentos teóricos para diagnóstico da aprendizagem do sistema alfabético”

Ministrante: Otília Lizete de Oiveira Martins Heinig (Furb)

3)      “Brincar com a palavra: contar e encantar pela descoberta das palavras nas histórias infantis de textos literários e de histórias em quadrinhos”

Ministrante: Cláudia Belmonte Rahal (IPA- Colégio Monteiro Lobato)

4)      “Leitura e compreensão: onde está o sentido, afinal?”

Ministrantes: Cyntia Bailer (UFSC) e Leonilda Procailo (Unicentro e UFSC)

5)      “Literacia (letramento) no seu contexto histórico e social”

Ministrante: José Morais, da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica)

6)      “Leitura e Consciência Textual: atividades para o desenvolvimento da compreensão leitora nos anos iniciais”

Ministrantes: Gabriela Fontana Abs da Cruz (IFRS/PUCRS), Thaís Vargas dos Santos (PUCRS) , Vera Wannmacher Pereira (PUCRS) e Leandro Lemes do Prado (PUCRS)

7)      “Conceitos estruturais básicos da língua para os anos iniciais”

Ministrantes: Jonas Rodrigues Saraiva (PUCRS), Tamiris Machado (PUCRS) e Caroline Borges  (PUCRS)

8)      “Aprendizado inicial da leitura e da escrita, monitoramento e intervenção numa perspectiva dinamicista de desenvolvimento”

Ministrante: Ronei Guaresi (Uesb)

9)      “Atividades de leitura com o livro infantil ilustrado”

Ministrante: Elenice Maria Larroza Andersen (UFSC)

10)  “Alfabetização e leitura: as contribuições do método fônico para a alfabetização das crianças”

Ministrantes: Fernanda Paim (Unesc) e Angela Cristina Di Palma Back (Unesc)

 

Acesse as ementas dos minicursos clicando no link abaixo:

EMENTAS DOS MINICURSOS